Atualmente com a correria do dia-a-dia, o excesso de trabalhos e atividades, pais e filhos estão cada vez mais distantes. Os pais não sabem por onde andam seus filhos e estes apesar de demonstrar querer distância dos pais, na verdade, o querem cada vez mais próximos! É isso mesmo!
Crianças e adolescentes enchem os consultórios psicológicos! Por quê? Geralmente, as queixas destes giram em torno da falta de carinho e atenção dos pais, já as queixas dos pais em relação aos filhos giram em torno do TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade), Depressão e outros transtornos.
Estando sempre focados em suas atividades diárias, como o trabalho, a escola e as atividades extra-curriculares, pais e filhos não se encontram mais nem nas principais refeições, e geralmente quando encontram é para resolver problemas e não para curtirem momentos divertidos e agradáveis juntos, que seria o ideal.
Então qual seria a solução para esta questão? Você sabia que algumas pequenas mudanças nos comportamentos do dia-a-dia podem reduzir a incidência de diversas doenças e transtornos psicológicos nos filhos?! Sendo assim, dê muito carinho, atenção e respeito para eles. Aumente os momentos apenas entre vocês, momentos de lazer juntos, viagens, jogos, lanches e passeios. Reserve um horário todos os dias para dar atenção e ouvir como foi o dia do seu filho e valorizá-lo em suas conquistas diárias! Vinte minutos diários já são relevantes para seu filho.
Poucos pais percebem o enorme valor que sua atenção e carinho têm no desenvolvimento e crescimento saudável dos seus filhos. Mais do que brinquedos ou bens materiais, os filhos de hoje procuram um ombro amigo, palavras que o valorizem, um tempo apenas com eles, um elogio, ou seja, fatores positivos para o seu desenvolvimento. E muitas vezes por não encontrar estes fatores em casa, adivinha onde os jovens vão parar? Eles vão encontrar na rua o que não encontram em casa e acabam se perdendo no mundo das drogas e outros comportamentos que fogem ao bom convívio em sociedade.
Fabiana Cassimiro Santos Lobo
Psicóloga – Especialista em Análise do Comportamento
Persona Clínica de Desenvolvimento Humano
Texto escrito para a coluna Comportamento da Revista Mulher Glamour