Como diz uma cliente minha: “Por que uma palavra tão pequena e tão difícil de dizer nos trás tantos benefícios?”
Muitas pessoas não conseguem dizer “não” e diversos são os motivos que permeiam esta dificuldade.
Algumas vezes isto vem da infância em que os pais ensinam a criança a obedecer sem questionar e sem argumentar, então a criança ao longo de seu desenvolvimento generaliza este comportamento de submissão também para os outros ambientes fora da família, dizendo “sim” para tudo.
Outras vezes a pessoa tem medo da reação das pessoas, ou seja, se ela disser “não” as pessoas não vão gostar mais dela, não vão amá-la mais, vão se afastar dela ou até ficar com raiva.
E não é mentira que isso pode acontecer, a diferença está entre a pessoa que sabe dizer “não” e a que não sabe dizer “não”.
Existe limite em todas as relações, e este limite é imposto por cada pessoa e quando a palavrinha mágica do limite – NÃO – não é dita, as pessoas passam por cima e atropelam os sentimentos e vontades da outra pessoa, trazendo ansiedade e agressividade para o passivo. Isso é o que chamamos de padrão comportamental Inassertivo.
A pessoa Assertiva é aquela que sabe dizer “sim” e “não”, consegue expressar seus pensamentos e vontades de maneira direta, clara, honesta e apropriada para o contexto, de modo a não violar o direito das outras pessoas.
Na terapia este é um tema muito trabalhado, principalmente com a Modelagem e o Treino em Habilidades Sociais em que a pessoa aprende a como dizer “não” e a suportar as conseqüências destes “nãos”.
Nada como poder ser livre e dizer “não” sem culpa ou peso na consciência e estar satisfeito por fazer coisas que gosta e quer!
Fabiana Cassimiro Santos Lobo
Psicóloga – Especialista em Análise do Comportamento
Persona Clínica de Desenvolvimento Humano